O que são bioinsumos?

Bioinsumos são organismos vivos (microrganismos, insetos ou plantas) utilizados na agricultura com o objetivo de controlar pragas e doenças nas lavouras e/ou melhorar a fertilidade do solo. Assim, o uso desses produtos na agricultura é capaz de aumentar a produtividade da lavoura e reduzir os impactos ambientais na atividade agrícola. Além disso, podem ser utilizados na produção vegetal e animal; na pós-colheita; no processamento, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários; nos sistemas de produção aquáticos e nas florestas plantadas.

Por serem originados a partir de microrganismos, animais e plantas, a produção de bioinsumos pode ser feita pelo próprio agricultor em sua propriedade. Entretanto, o processo de produção realizado de forma industrial garante a produção de bioinsumos altamente eficientes. Entre os bioinsumos mais utilizados na agricultura brasileira destacam-se: biofertilizantes, inoculantes, produtos biológicos de controle fitossanitários, promotores de crescimento de plantas. Acompanhe a seguir as principais características de alguns desses bioinsumos.

 

Biofertilizantes

Biofertilizantes são produtos que contêm componentes ativos ou substâncias orgânicas, obtidos através de microrganismos ou da sua atividade. Os biofertilizantes atuam direta ou indiretamente sobre as plantas cultivadas, no aumento de sua produtividade ou na melhoria de sua qualidade. Os biofertilizantes contêm uma complexa composição de nutrientes essenciais às plantas e, além de atuarem como fertilizantes, também funcionam como defensivos agrícolas, controlando pragas, doenças e insetos.

 

Inoculantes

Inoculante corresponde ao produto, processo ou tecnologia que contém microrganismos com atuação favorável ao desenvolvimento de plantas. No Brasil, é comum a prática de inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio às sementes das plantas antes da semeadura para favorecer a fixação biológica de nitrogênio (FBN). Tal prática é bastante comum na cultura da soja, sendo uma das experiências mais exitosas de eficiência da FBN em uma cultura. Além disso, também é possível a inoculação de sementes a microrganismos solubilizadores de fosfato e promotores de micorrizas.

 

Bioinseticidas

Bioinseticida é um produto feito a partir de organismos vivos (bactérias, fungos, plantas) com ação repelente a insetos pragas. Um produto natural bastante utilizado com ação bioinseticida é o extrato de neem ou nim. A planta de neem (Azadirachta indica) apresenta atividade inseticida para várias espécies de pragas. O extrato dessa planta atua, então, controlando os insetos pragas das lavoras, além de reduzir o consumo de alimentos, retardando o desenvolvimento e impedindo a deposição de ovos pelos insetos adultos. 

 

Bioestimulantes

Bioestimulante é uma substância natural com diferentes composições, concentrações e proporções, que pode ser aplicada diretamente nas plantas, nas sementes e no solo. Possuem como objetivos, dentre outros: estimular o desenvolvimento radicular, melhorar a qualidade de sementes, favorecer o equilíbrio hormonal da planta, incrementar a produção, garantir que a germinação de sementes seja mais rápida e uniforme.  

 

Adoção de bioinsumos na agricultura

 

As práticas agrícolas são responsáveis pela produção de alimentos e fibras, geração de emprego e renda no mundo inteiro. Entretanto, o uso inadequado dos recursos naturais em um agroecossistema causa impactos negativos, muitas das vezes irreversíveis. E isso põe em risco a capacidade que esses sistemas possuem para continuar sendo um celeiro de alimentos para a humanidade. 

Nesse contexto, o uso de bioinsumos na agricultura surge como uma alternativa que permite o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Uma agricultura sustentável refere-se ao modo de fazer agricultura buscando assegurar produtividades sustentadas a longo prazo, através do uso de práticas de manejo ecologicamente seguras. Portanto, a adoção de bioinsumos na agricultura é uma alternativa capaz de conduzir uma agricultura altamente produtiva, mas sem degradar o meio ambiente e comprometer o uso dos recursos naturais.

 

Benefícios do uso de bioinsumos

A aplicação de bioinsumos na agricultora traz diversos benefícios para os agricultores. Dentre os principais benefícios, destacam-se o aumento da produção e da renda do agricultor, além do maior valor agregado aos produtos e maior eficiência da atividade agrícola. Além disso, o uso dos bioinsumos traz diversos outros benefícios que, direta ou indiretamente, contribuem para o maior sucesso da atividade agrícola a longo prazo. Confira a seguir os principais benefícios dos bioinsumos na agricultura:

  • Aumentam a produção agrícola;
  • Aumentam a renda do agricultor;
  • Agregam valor aos produtos agrícolas;
  • Garantem maior eficiência da atividade agrícola;
  • Apresentam baixa toxicidade;
  • São facilmente degradados no meio ambiente;
  • Reduzem os impactos ambientais;
  • Aumentam a sustentabilidade do agroecossistema; 
  • Reduzem o uso de adubos minerais e defensivos agrícolas; 
  • Reduzem a dependência de importação de insumos químicos.

 

Cuidados ao usar bioinsumos

Vimos no tópico anterior os principais benefícios da adoção de bioinsumos na agricultura. Entretanto, o agricultor deve estar atento aos cuidados necessários ao fazer o uso de bioinsumos na agricultura. Dessa forma, separamos os principais pontos que o agricultor deve observar para garantir maior eficiência e sustentabilidade do uso de bioinsumos na agricultura. Confira:

  • Ter maiores cuidados no transporte e armazenamento dos produtos;
  • Não expor os produtos ao sol e a altas temperaturas;
  • Utilizar produtos com registro no Mapa;
  • Verificar o prazo de validade dos produtos;
  • Seguir as recomendações do fabricante para aplicação, manipulação, transporte e armazenamento dos produtos;
  • Seguir as instruções quanto às dosagens dos produtos.

 

Programa Nacional de Bioinsumos

 

Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), instituído pelo Decreto nº 10.375, foi lançado em maio de 2020 pelo Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Um dos principais objetivos do PNB é padronizar e incentivar o desenvolvimento e o uso de bioinsumos na agropecuária brasileira. Além disso, o PNB visa aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira para reduzir a dependência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e ampliar oferta de matéria-prima para o setor produtivo (agrícola, aquícola, florestal e pecuária). 

 

 

 

Aplicativo Bioinsumos

O Mapa, em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu o aplicativo Bioinsumos. Esse aplicativo é resultado do Programa Nacional de Bioinsumos e tem o objetivo de consolidar um Catálogo Nacional de Bioinsumos para facilitar e promover o acesso à informação sobre os produtos disponíveis para uso e onde encontrá-los.

Assim, ao utilizar o aplicativo Bioinsumos, o usuário terá acesso à lista de produtos biológicos registrados pelo Mapa, divididos em duas classes: controle de pragas (265 produtos cadastrados) e inoculantes (321 produtos cadastrados). O aplicativo Bioinsumos facilita a vida do agricultor, pois os produtos biológicos são acessados de forma rápida e clara, além da possibilidade de acesso a dados sobre a empresa responsável pelo bioinsumo, o número do registro no Mapa e a bula do produto.

 

Perspectivas futuras

Há uma grande expectativa do Governo Brasileiro com o crescimento do uso de bioinsumos em nossa agricultura. Diante disso, o Programa Nacional de Bioinsumos, através do uso sustentável da diversidade biológica brasileira, busca contribuir para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, como também gerar renda, riqueza e qualidade de vida para os produtores, inseridos nos diferentes elos das cadeias produtivas do agronegócio e toda a sociedade. 

Atualmente, existe em tramitação, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei número 658 de 2021, que regulamenta a produção de bioinsumos (e derivados) no Brasil, inclusive quando feita pelos produtores rurais, e ratifica o Programa Nacional de Bioinsumos.

 

Conclusão

 

A agricultura brasileira está inserida em uma região de grande biodiversidade. Além disso, as boas condições climáticas e as características dos nossos solos garantem o destaque da produção agropecuária brasileira. Entretanto, o uso inadequado dos recursos naturais pode pôr em risco a capacidade produtiva do nosso país. Diante disso, é importante a adoção de práticas sustentáveis na agricultura. 

Nessa perspectiva, o uso de bioinsumos tem se mostrado uma alternativa promissora no setor agropecuário. Vimos ao longo deste texto a definição de bioinsumos, os principais benefícios e cuidados, e as políticas do Governo Federal para a disseminação do uso dessa tecnologia na agricultura brasileira. 

Assim, há uma expectativa que, nos próximos anos, o uso de bioinsumos na agricultura cresça cada vez mais e ofereça aos usuários tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma diversidade de insumos de base biológica. Portanto, o agricultor que começa desde já a fazer uso dessa tecnologia sai na frente e tem a possibilidade de maiores sucessos na atividade agrícola. Não fique de fora e comece desde já a fazer parte dessa tecnologia e aproveitar todos os seus benefícios. 

 

Links úteis:

Programa Nacional de Bioinsumos: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/bioinsumos

Para baixar o aplicativo Bioinsumos: bit.ly/appbioinsumos

PL 658/2021: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2271161

Decreto 10.375 – Institui o Programa Nacional de Bioinsumos: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10375.htm

Compartilhe!

Deixe um comentário!

O que são bioinsumos?

Bioinsumos são organismos vivos (microrganismos, insetos ou plantas) utilizados na agricultura com o objetivo de controlar pragas e doenças nas lavouras e/ou melhorar a fertilidade do solo. Assim, o uso desses produtos na agricultura é capaz de aumentar a produtividade da lavoura e reduzir os impactos ambientais na atividade agrícola. Além disso, podem ser utilizados na produção vegetal e animal; na pós-colheita; no processamento, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários; nos sistemas de produção aquáticos e nas florestas plantadas.

Por serem originados a partir de microrganismos, animais e plantas, a produção de bioinsumos pode ser feita pelo próprio agricultor em sua propriedade. Entretanto, o processo de produção realizado de forma industrial garante a produção de bioinsumos altamente eficientes. Entre os bioinsumos mais utilizados na agricultura brasileira destacam-se: biofertilizantes, inoculantes, produtos biológicos de controle fitossanitários, promotores de crescimento de plantas. Acompanhe a seguir as principais características de alguns desses bioinsumos.

 

Biofertilizantes

Biofertilizantes são produtos que contêm componentes ativos ou substâncias orgânicas, obtidos através de microrganismos ou da sua atividade. Os biofertilizantes atuam direta ou indiretamente sobre as plantas cultivadas, no aumento de sua produtividade ou na melhoria de sua qualidade. Os biofertilizantes contêm uma complexa composição de nutrientes essenciais às plantas e, além de atuarem como fertilizantes, também funcionam como defensivos agrícolas, controlando pragas, doenças e insetos.

 

Inoculantes

Inoculante corresponde ao produto, processo ou tecnologia que contém microrganismos com atuação favorável ao desenvolvimento de plantas. No Brasil, é comum a prática de inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio às sementes das plantas antes da semeadura para favorecer a fixação biológica de nitrogênio (FBN). Tal prática é bastante comum na cultura da soja, sendo uma das experiências mais exitosas de eficiência da FBN em uma cultura. Além disso, também é possível a inoculação de sementes a microrganismos solubilizadores de fosfato e promotores de micorrizas.

 

Bioinseticidas

Bioinseticida é um produto feito a partir de organismos vivos (bactérias, fungos, plantas) com ação repelente a insetos pragas. Um produto natural bastante utilizado com ação bioinseticida é o extrato de neem ou nim. A planta de neem (Azadirachta indica) apresenta atividade inseticida para várias espécies de pragas. O extrato dessa planta atua, então, controlando os insetos pragas das lavoras, além de reduzir o consumo de alimentos, retardando o desenvolvimento e impedindo a deposição de ovos pelos insetos adultos. 

 

Bioestimulantes

Bioestimulante é uma substância natural com diferentes composições, concentrações e proporções, que pode ser aplicada diretamente nas plantas, nas sementes e no solo. Possuem como objetivos, dentre outros: estimular o desenvolvimento radicular, melhorar a qualidade de sementes, favorecer o equilíbrio hormonal da planta, incrementar a produção, garantir que a germinação de sementes seja mais rápida e uniforme.  

 

Adoção de bioinsumos na agricultura

 

As práticas agrícolas são responsáveis pela produção de alimentos e fibras, geração de emprego e renda no mundo inteiro. Entretanto, o uso inadequado dos recursos naturais em um agroecossistema causa impactos negativos, muitas das vezes irreversíveis. E isso põe em risco a capacidade que esses sistemas possuem para continuar sendo um celeiro de alimentos para a humanidade. 

Nesse contexto, o uso de bioinsumos na agricultura surge como uma alternativa que permite o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Uma agricultura sustentável refere-se ao modo de fazer agricultura buscando assegurar produtividades sustentadas a longo prazo, através do uso de práticas de manejo ecologicamente seguras. Portanto, a adoção de bioinsumos na agricultura é uma alternativa capaz de conduzir uma agricultura altamente produtiva, mas sem degradar o meio ambiente e comprometer o uso dos recursos naturais.

 

Benefícios do uso de bioinsumos

A aplicação de bioinsumos na agricultora traz diversos benefícios para os agricultores. Dentre os principais benefícios, destacam-se o aumento da produção e da renda do agricultor, além do maior valor agregado aos produtos e maior eficiência da atividade agrícola. Além disso, o uso dos bioinsumos traz diversos outros benefícios que, direta ou indiretamente, contribuem para o maior sucesso da atividade agrícola a longo prazo. Confira a seguir os principais benefícios dos bioinsumos na agricultura:

  • Aumentam a produção agrícola;
  • Aumentam a renda do agricultor;
  • Agregam valor aos produtos agrícolas;
  • Garantem maior eficiência da atividade agrícola;
  • Apresentam baixa toxicidade;
  • São facilmente degradados no meio ambiente;
  • Reduzem os impactos ambientais;
  • Aumentam a sustentabilidade do agroecossistema; 
  • Reduzem o uso de adubos minerais e defensivos agrícolas; 
  • Reduzem a dependência de importação de insumos químicos.

 

Cuidados ao usar bioinsumos

Vimos no tópico anterior os principais benefícios da adoção de bioinsumos na agricultura. Entretanto, o agricultor deve estar atento aos cuidados necessários ao fazer o uso de bioinsumos na agricultura. Dessa forma, separamos os principais pontos que o agricultor deve observar para garantir maior eficiência e sustentabilidade do uso de bioinsumos na agricultura. Confira:

  • Ter maiores cuidados no transporte e armazenamento dos produtos;
  • Não expor os produtos ao sol e a altas temperaturas;
  • Utilizar produtos com registro no Mapa;
  • Verificar o prazo de validade dos produtos;
  • Seguir as recomendações do fabricante para aplicação, manipulação, transporte e armazenamento dos produtos;
  • Seguir as instruções quanto às dosagens dos produtos.

 

Programa Nacional de Bioinsumos

 

Programa Nacional de Bioinsumos (PNB), instituído pelo Decreto nº 10.375, foi lançado em maio de 2020 pelo Governo Federal através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Um dos principais objetivos do PNB é padronizar e incentivar o desenvolvimento e o uso de bioinsumos na agropecuária brasileira. Além disso, o PNB visa aproveitar o potencial da biodiversidade brasileira para reduzir a dependência dos produtores rurais em relação aos insumos importados e ampliar oferta de matéria-prima para o setor produtivo (agrícola, aquícola, florestal e pecuária). 

 

 

 

Aplicativo Bioinsumos

O Mapa, em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolveu o aplicativo Bioinsumos. Esse aplicativo é resultado do Programa Nacional de Bioinsumos e tem o objetivo de consolidar um Catálogo Nacional de Bioinsumos para facilitar e promover o acesso à informação sobre os produtos disponíveis para uso e onde encontrá-los.

Assim, ao utilizar o aplicativo Bioinsumos, o usuário terá acesso à lista de produtos biológicos registrados pelo Mapa, divididos em duas classes: controle de pragas (265 produtos cadastrados) e inoculantes (321 produtos cadastrados). O aplicativo Bioinsumos facilita a vida do agricultor, pois os produtos biológicos são acessados de forma rápida e clara, além da possibilidade de acesso a dados sobre a empresa responsável pelo bioinsumo, o número do registro no Mapa e a bula do produto.

 

Perspectivas futuras

Há uma grande expectativa do Governo Brasileiro com o crescimento do uso de bioinsumos em nossa agricultura. Diante disso, o Programa Nacional de Bioinsumos, através do uso sustentável da diversidade biológica brasileira, busca contribuir para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, como também gerar renda, riqueza e qualidade de vida para os produtores, inseridos nos diferentes elos das cadeias produtivas do agronegócio e toda a sociedade. 

Atualmente, existe em tramitação, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei número 658 de 2021, que regulamenta a produção de bioinsumos (e derivados) no Brasil, inclusive quando feita pelos produtores rurais, e ratifica o Programa Nacional de Bioinsumos.

 

Conclusão

 

A agricultura brasileira está inserida em uma região de grande biodiversidade. Além disso, as boas condições climáticas e as características dos nossos solos garantem o destaque da produção agropecuária brasileira. Entretanto, o uso inadequado dos recursos naturais pode pôr em risco a capacidade produtiva do nosso país. Diante disso, é importante a adoção de práticas sustentáveis na agricultura. 

Nessa perspectiva, o uso de bioinsumos tem se mostrado uma alternativa promissora no setor agropecuário. Vimos ao longo deste texto a definição de bioinsumos, os principais benefícios e cuidados, e as políticas do Governo Federal para a disseminação do uso dessa tecnologia na agricultura brasileira. 

Assim, há uma expectativa que, nos próximos anos, o uso de bioinsumos na agricultura cresça cada vez mais e ofereça aos usuários tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma diversidade de insumos de base biológica. Portanto, o agricultor que começa desde já a fazer uso dessa tecnologia sai na frente e tem a possibilidade de maiores sucessos na atividade agrícola. Não fique de fora e comece desde já a fazer parte dessa tecnologia e aproveitar todos os seus benefícios. 

 

Links úteis:

Programa Nacional de Bioinsumos: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inovacao/bioinsumos

Para baixar o aplicativo Bioinsumos: bit.ly/appbioinsumos

PL 658/2021: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2271161

Decreto 10.375 – Institui o Programa Nacional de Bioinsumos: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10375.htm

Compartilhe!

Deixe um comentário!