-
A gestão da fertilidade do solo para obter adequada nutrição das plantas e alcançar a produtividade desejada, exige correta interpretação ou diagnóstico preciso e completo da análise de solo. Nesta interpretação avaliam-se os atributos de acidez, macro e micronutriente do solo, além de outros atributos, com a identificação daqueles que necessitam de correções de acordo com a necessidade de cada cultura, em cada estado ou região, considerando os diversos sistemas de produção e níveis tecnológicos de manejo.
-
A análise foliar é imprescindível para complementar a análise de solo, principalmente em culturas perenes. A sua interpretação visa avaliar o estado nutricional das plantas, com a identificação de desbalanços nutricionais, deficiências e/ou toxidez de nutrientes quando houver, fatores esses que limitam o crescimento e a produção das culturas, além de diminuir a tolerância contra pragas e doenças. Essa interpretação permite acompanhar os resultados das aplicações dos corretivos e fertilizantes aplicados via solo e poderá dar informações importantes para ajustes no programa de adubação, quando são feitas de forma parcelada, podendo resultar em economia com fertilizantes e/ou aumento na produção.
-
Engloba o programa nutricional completo da lavoura, constituído da interpretação de análise de solo e da planta, recomendações de corretivo de acidez, recomendação de gessagem, adubação de solo e foliar, com todos os detalhamentos necessários para facilitar a compra e aplicação dos insumos.
-
A recomendação da adubação é feita com base na análise do solo e define os nutrientes necessários e as suas quantidades a serem aplicadas, quando houver necessidade. Essa recomendação visa corrigir os teores dos nutrientes no solo para alcançar elevadas produtividades, considerando a produtividade máxima econômica em determinado nível tecnológico. A definição da dose de cada nutriente depende da sua disponibilidade atual no laudo de análise de solo, da exigência nutricional de cada cultura, do estádio de desenvolvimento da cultura e da produtividade esperada. Este serviço engloba a programação completa de adubação: definição dos nutrientes a serem aplicados, tipo de fertilizante, quantidade, época e modo de aplicação.
-
A adubação foliar é realizada principalmente em culturas perenes através de pulverização, após a constatação visual e/ou quantitativa de deficiências por meio da análise foliar e preferencialmente acompanhada da análise de solo. De posse dessas informações, visa-se, de modo geral, fornecer os nutrientes para diminuir os possíveis prejuízos. A aplicação de nutrientes via folha tem por objetivo complementar ou suplementar, com efeito imediato, as necessidades nutricionais das culturas. A recomendação de adubação foliar engloba o nível que se encontra na planta, os possíveis prejuízos, a definição dos nutrientes a serem aplicados, tipo de fertilizante, quantidade, época e modo de aplicação, visando atender as necessidades nutricionais de cada cultura.
-
A acidez do solo em excesso reduz a produtividade das culturas, pois interfere na disponibilidade, absorção e utilização dos nutrientes pelas plantas. Para alcançar produtividades elevadas e aumentar o aproveitamento dos nutrientes, seja daqueles presentes no solo ou da aplicação via adubação, é necessário a avaliação da necessidade de calagem, bem como a recomendação, objetivando adequar o pH para cada cultura. A calagem é uma das práticas agrícolas mais importante, em razão dos seguintes benefícios: elevações do pH, dos nutrientes Ca e Mg; diminuições de toxidez causadas por Al, Mn e Fe, além de aumentar a disponibilidade dos demais nutrientes para as plantas. Este serviço engloba a quantidade e o tipo de corretivo adequados, a forma e a época de aplicação.